Ginecologia

O que é a Ginecologia?

A ginecologia é uma especialidade médica que se dedica aos cuidados da saúde feminina (da criança até a idosa), acompanhando o desenvolvimento e a rotina do sistema reprodutor da mulher: vagina, ovários, tubas uterinas e útero. Esse especialista previne doenças e orienta meninas e mulheres a se cuidarem.

 

Quando devo ir ao ginecologista?

Toda mulher deve consultar um ginecologista ao menos duas vezes ao ano, para realizar exames de rotina. Além disso, qualquer desconforto ligado ao sistema reprodutivo, métodos contraceptivos, exame das mamas, dúvidas sobre gravidez, questões hormonais relacionadas a ciclo menstrual e menopausa merecem o acompanhamento desse especialista.

 

Que tipo de tratamento o (a) ginecologista faz?

O ginecologista cuida da saúde geral da mulher, solicitando exames de rotina e tratando cólicas, irregularidades hormonais, cistos internos, TPM, menopausa, corrimento, contracepção e exame do toque das mamas. Esse especialista, além de aconselhar a anticoncepção, também acompanha resultados de exames preventivos, citologia do colo uterino, Papanicolau, mamografia e outros, bem como realiza cirurgias de mamas, útero, trompas, vagina e ovários, incluindo laqueadura, histeroscopia/videolaparoscopia, colocação de DIU, entre outros.

 

Quais os benefícios de consultar um (a) ginecologista?

Consultar um ginecologista é fundamental durante toda a vida da mulher, a fim de prevenir doenças, acompanhar os exames e esclarecer dúvidas.

 

Na clínica MEDMANDIC, você tem essa especialidade a sua disposição, como atendimento exclusivo, médicos atenciosos e consultas previamente marcadas. Agende seu horário agora.

O que é a Obstetrícia?

A obstetrícia é uma especialidade que se dedica à reprodução humana – especificamente a da mulher. O profissional desta área acompanha os aspectos fisiológicos e patológicos da gravidez, do pré-natal ao pós-parto.

 

Quando devo ir ao obstetra?

Toda mulher deve procurar um médico obstetra quando desejar engravidar, descobrir uma gravidez ou quando estiver no puerpério (pós-parto).

 

Que tipo de tratamento o (a) obstetra faz?

O médico obstetra acompanha todos os ciclos da gestação, realiza o parto e auxilia no puerpério. Os exames solicitados por esse especialista, geralmente são:

– Papanicolau;

– Exame clínico especializado para evitar o excesso de ganho de peso materno, desnutrição, desidratação da mãe, além de monitorar o desenvolvimento adequado do feto;

– Exames laboratoriais para prevenção e tratamento de infecções, diabetes, pressão alta, tireoide e anemias;

– Rastreamento de malformação por meio de exames de imagem, como translucência nucal, ultrassonografia obstétrica morfológica e ecodopplercardiograma fetal;

– Detecção precoce do sofrimento fetal por meio de doppler e cardiotocografia fetal.

 

Quais os benefícios de consultar um (a) obstetra?

Ter acompanhamento de um obstetra é fundamental durante o período de gestação. Realizar todos os exames é uma forma de zelar pela saúde da mãe e do bebê que está se desenvolvendo.

Na clínica MEDMANDIC, você tem essa especialidade a sua disposição, com atendimento exclusivo, médicos atenciosos e consultas previamente marcadas. Agende seu horário agora.