Ginecologia

Ginecologia

A Ginecologia é a “ciência da mulher”, pois trata diretamente do aparelho reprodutor feminino e das mamas. O especialista desta área cuida de doenças como câncer dos órgãos reprodutivos, incluindo ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva; trata de problemas como incontinência urinária, amenorreia (ausência dos períodos menstruais), dismenorreia (períodos menstruais dolorosos – cólicas), infertilidade e fertilidade, doença inflamatória pélvica, cisto ovariano, mioma, entre outras.

Recomenda-se às mulheres que tenham seu primeiro exame ginecológico cerca de dois anos após o início da menstruação e que mantenham a ida ao ginecologista, pelo menos, uma vez ao ano. É fundamental para manter a saúde em dia, identificando e prevenindo vários problemas como infecções/doenças sexualmente transmissíveis, osteoporose e câncer de mama e colo de útero, que afeta milhares de mulheres em todo o mundo.

Saiba quais são os principais exames que você deve realizar periodicamente e a partir de que idade:

  • Papanicolau, Colposcopia e Ultrassonografia transvaginal – após o início da vida sexual.
  • Ultrassonografia das mamas, ultrassonografia da tireoide e exames para avaliar a função da tireoide (TSH, T4 Livre e T3), além dos citados acima – a partir dos 30 anos.
  • Mamografia – a partir dos 40 anos, além dos exames acima.
  • Densitometria óssea – a partir dos 50 anos, com a aproximação do período da menopausa, para prevenir e tratar a osteoporose, além de todos os outros exames acima.
Marque uma visita com um especialista