Adultos também precisam tomar vacinas

Adultos também precisam tomar vacinas

Adultos também precisam tomar vacinas

Muita gente acha que somente as crianças é que precisam tomar vacinas, mas esta é uma teoria errada. Além da vacina contra a gripe, que já é mais comum, existem outras tão importantes quanto esta e que os adultos devem tomar. São elas: vacina contra o tétano, contra a hepatite B, sarampo, rubéola, meningite, febre amarela e contra a pneumonia e herpes zoster.

 

Doenças como caxumba, sarampo ou rubéola são mais comuns em crianças, mas quando se manifestam em adultos, podem ser mais graves. A caxumba, por exemplo,  pode causar meningite, encefalite, surdez e algumas inflamações em órgãos importantes. Já a rubéola pode prejudicar a formação do bebê, se a mulher estiver grávida e adquirir a doença. A vacina tríplice viral é a que combate estas doenças.

 

Outro exemplo é a hepatite B – uma doença assintomática, ou seja, as pessoas podem adquirir por meio de uma transfusão de sangue ou contato sexual e não saber.  A hepatite B pode causar uma inflamação crônica no fígado e, após alguns anos, desenvolver uma cirrose hepática. Por isso, a imunização é muito importante.

 

O fato é que existem vacinas específicas para bactérias e para vírus. Elas podem ser utilizadas para controle de surtos epidemiológicos ou para prevenção. Cuide sempre de sua saúde! Informe-se sobre as vacinas e suas indicações com o médico.