A importância da glândula tireoide

A importância da glândula tireoide

A importância da glândula tireoide

A tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano. Localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região do pomo de adão, ou gogó, ela atua na função de órgãos importantes como o coração, rins fígado e cérebro.  Esta glândula interfere no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, regula o peso, a memória e o controle emocional, garantindo o equilíbrio do organismo.

Mas, quando a tireoide não funciona bem, pode acarretar uma série de problemas, como o Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo.

 

O que é o Hipotireoidismo e o Hipertireoidismo?

O Hipotireoidismo é quando a tireoide está funcionando devagar, provocando cansaço, sonolência, falta de memória, falta de vontade de fazer as coisas, dificuldade de concentração.  O Hipertireoidismo é exatamente o contrário. A tireoide está funcionando bastante, provocando perda de peso, taquicardia, insônia, agitação.

 

Outro problema frequente da tireoide é o aparecimento de nódulos. Estima-se que mais de 50% da população brasileira tenha nódulos nesta glândula em algum momento da vida, muitas vezes sem apresentar sintomas, mas isso não significa que estes nódulos sejam malignos. Por isso, consultas com endocrinologistas e realização de exames de rotina são importantes para prevenir problemas futuros.  E se você sente algum sintoma parecido com os relatados acima, procure o médico!